Social Icons

25 de outubro de 2011

Resenha #2 - Os Delírios de Consumo de Becky Bloom - Sophie Kinsella


OS DELÍRIOS DE CONSUMO DE BECKY BLOOM

Autor: Sophie Kinsella
Título original: The Secret Dreamworld of a Shopaholic
Tradutor: Eliane Fraga
Edição: 16. ed.
Editora: Record
Data: 2010
Número de páginas: 432 p.

SINOPSE
Rebecca Bloom é uma jornalista especializada na área de finanças e uma compradora compulsiva. Na realidade, ela nada entende de economia, apesar de trabalhar no ramo, vive fugindo do gerente de banco e inventa meios malucos de conseguir pagar seu cartão de crédito. Romance de estréia de Sophie Kinsella.


COMENTÁRIOS
Neste livro conhecemos Rebecca Bloomwood, ou Becky Bloom para os íntimos! Uma jovem altamente compulsiva, totalmente viciada em compras e que por conta deste hábito se mete em muitas confusões.

Becky é jornalista financeira de uma revista londrina, mas a moça é a primeira a admitir que de finanças não entende nada. Ela encara seu trabalho apenas como uma etapa até realizar seu sonho: escrever sobre moda para uma grande revista feminina. Sua salvação é ser esperta e conseguir elaborar boas matérias apenas com os releases que recebe nos eventos financeiros que devia cobrir.
"Obviamente ainda não sei nada sobre finanças. As pessoas no ponto de ônibus sabem mais sobre esse assunto do que eu. As crianças nas escolas sabem mais do que eu. Há três anos desenvolve essa atividade e ainda estou esperando que alguém me contrate para outro lugar." p. 20

O maior defeito de Becky é a compulsão, ela não consegue se controlar quando está diante de uma vitrine, principalmente se for de grife e tiver uma linda plaquinha escrito ‘liquidação’. Outro péssimo hábito é ignorar a situação e compensar os problemas com uma boa compra. Por conta de seu vício muitas vezes ela tem atitudes irresponsáveis e é inconsequente ao extremo, mas ao mesmo tempo tem uma inocência cativante.
"Aquele momento. Aquele momento em que seus dedos se enroscam nas alças de uma sacola brilhante, sem nenhum vinco - e todas as coisas novas e lindas dentro dela passam a ser suas." p. 42

"Ou poderia... ganhar na loteria. Quando penso nisto, um calor agradável toma conta do meu corpo. Fecho os olhos e volto a aconchegar-me na cama. A loteria é de longe a melhor solução." p. 53

Confesso que ela pode ser irritante. Ela tanto faz que sempre consegue se convencer que agiu da maneira correta, mesmo enganando, iludindo e mentindo a maior parte do tempo. E o mais admirável é que ela consegue gastar ainda mais sempre que tenta economizar...
"Mas não consigo pensar numa única desculpa seques. Já usei todas elas. Assim, eu vou murchando, mordo o lábio, sentindo-me como uma criança levada." p. 394


Mesmo assim, a construção do texto é tão bem feita e muitas das cenas tão hilárias que acompanhar as peripécias de Becky Bloom é tão viciante quanto uma boa oferta.
"Comprar é na verdade muito parecido com lavrar um campo. Não se pode continuar comprando a mesma coisa - é preciso variar um pouco. Do contrário você se chateia e dexia de se divertir." p. 215

Ao longo da narrativa vemos a personagem amadurecer e sofrer mudanças sutis, principalmente quando ela percebe que está a beira da catástrofe total. Por um golpe de sorte ela consegue um trabalho dando conselhos financeiros e acredita mesmo que isso vai resolver todos os seus problemas.
"Entro na Aroma e peço um cappuccino grande, e procuro tomá-lo normalmente. Como se tudo estivesse bem e eu fosse só mais uma garota que sai num domingo para umas compras. Mas não consigo. Não consigo fugir dos meus pensamentos. Eles estão girando dentro da minha cabeça como um disco que não pára, tocando ininterruptamente." p. 286


Para contribuir com sua nova fase, ela começa a se relacionar com Luke Brandon, um jovem empresário ligado a finanças que marca presença em alguns momentos da história.
"Olho na sua direção e encontro seu olhar, e sinto uma sacudidela dentro de mim. Não posso afastar meus olhos dos dele. Não posso mover minha mão. Estou completamente fascinada." p. 416

Mas nem tudo são flores, Becky tem um longo caminho a percorrer até sua vida entrar nos eixos e seguindo sua rotina é que nos pegamos, quase sem querer, a refletir sobre nossos próprios hábitos de consumo.

CURIOSIDADES
- O livro é narrado em primeira pessoa e recheado de cartas de credores, o que torna a leitura rápida, leve e muito divertida.



 - A capa das primeiras edições segue o padrão das outras da série, e a partir do lançamento do filme a Record optou por usar a imagem do cartaz de divulgação nas futuras edições.





- A série é composta por seis livros e todos terão resenhas no blog:
Os Delírios de consumo de Becky Bloom
Becky Bloom: delírios de consumo na 5ª avenida
A Lista de casamento de Becky Bloom
A irmã de Becky Bloom
O Chá-de-bebê de Becky Bloom
Mini Becky Bloom


Adaptado para os cinemas em 2009, o filme traz no enredo uma mescla dos dois primeiros livros da série e tem apenas 104min. Os protagonistas são interpretados por Isla Fisher e John Lithgow.
Muitas cenas e personagens são suprimidos em relação aos originais, mesmo assim é interessante, divertido e merece ser visto. Principalmente se você gostar de comparar com o filme com o livro.




8 comentários:

  1. Não li o livro. Mas adorei o filme!!!! Achei divertido demais!!!! Me identifiquei tanto kkkkkkkkkkkkkk

    Só a diferença está na obsessão compulsiva, a minha é os livros kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!

    qualquer dia desses vou ter que congelar o meu cartão kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Eu adoro Becky Bloom, mas até agora só li o primeiro....e tenhos os 3 primeiros...
    Gostei da sua resenha, mas não consigo achar Becky chata, só compulsiva...consumista demais...
    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é hilário *-* Estou recomendo a relê-lo agora \o/
    É super divertido acompanhar as desventuras de Becky ^^

    ResponderExcluir
  4. Monique, eu nunca li nada da série Becky Bloom, mas a cada vez que eu leio uma resenha, fico com mais vontade ainda de comprar logo!
    Sua resenha ficou muito bacana!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelos comentários meninas!
    O livro é muito bom e apesar do filme ser divertido ele consegue ser mais ainda.
    Bjkas!
    Monique

    ResponderExcluir
  6. Monique... amei sua resenha, eu sabia que vc ia ser ótima resenhista...

    Minha filha é quase a Becky Bloom, e aqui em casa tem quase todos os livros... acabei de comprar pra ela o Mini Becky Bloom... quem sabe um dia, quando sobrar tempo... eu os leia... rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Aaaah essa é nossa ídola haahahahhaaha
    é a única pessoa q ganha de mim é a verdadeira Becky... me sinto tão normal vendo as doideiras dela haauhauhauhua vou dizer q os livros da Sophie me salvaram de um período bem negro.. ria demais.. e li praticamente todos em sequência. ehehee
    bjssss

    ResponderExcluir
  8. A Becky é hilária... rsrs
    Eu tinha assistido o filme já há algum tempo e li o livro depois... Não sabia que eram tão diferentes... Bom, de qualquer forma gostei dos dois. (:

    ResponderExcluir

myfreecopyright.com registered & protected
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog sem a autorização da autora.