Social Icons

16 de janeiro de 2012

[BiblioTur] Biblioteca Parque Manguinhos


Para primeiro post do BiblioTur escolhi uma das bibliotecas que visitei no Rio de Janeiro e que impressionou muito, a Biblioteca Parque Manguinhos.
Mas o que é uma Biblioteca Parque?????

Bibliotecas Parque tem como característica principal aliar cultura e conveniência, e esse conceito permeia todos os elementos envolvidos na sua construção, desde arquitetura, acervo, mobiliários, profissionais envolvidos, horários e público alvo, que deve considerar crianças, jovens e adultos.

Neste contexto, a Secretaria da Cultura do Rio de Janeiro define o novo espaço como “Bibliotecas públicas multifuncionais em áreas de risco, com acesso imediato e fácil à informação. Ao encararem a transformação do conceito de leitura, apresentam espaços dinâmicos que visam a construção de uma sociedade mais igualitária, aberta a todo tipo de conhecimento.”
Fachada da Biblioteca Parque de Manguinhos

A Biblioteca Parque Manguinhos está situada no Complexo de Manguinhos, próximo a Fiocruz e é a primeira biblioteca parque do país. Foi instalada onde antes funcionava o Depósito de Suprimentos do Exército (1º DSUP), que teve toda sua área revitalizada e hoje abriga o Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila além da biblioteca.
 Pátio entre a Biblioteca e o CE Luiz Carlos da Vila (ao fundo)

Seu conceito é diferenciado e foi inspirado em bibliotecas parque, principalmente as de Medelín e Bogotá, na Colômbia. Todos as salas primam por amplas janelas que favorecem a iluminação natural, tornando o ambiente convidativo.
 Salão principal e acervos de literatura

Em seus 2,3 mil metros quadrados pode-se acessar livremente as estantes de livros e a internet, ver filmes, ouvir músicas, participar de atividades culturais ou solicitar o empréstimo de livros e filmes, entre os mais de 27 mil títulos.
Estantes baixas para  facilitar  o acesso e com laterais em vidro identificando o acervo.
Mas não pense que são livros antigos, são títulos atuais e interessantes. Você pode encontrar desde best sellers à clássicos convivendo harmoniosamente na mesma estante. Contribui para isso o fato da Biblioteca ser apadrinhada pela Academia Brasileira de Letras que garante doações periódicas ao acervo.
Mobiliário colorido, anatõmico e atraente.
Detalhe para o 'Cochilódromo"

É um espaço cultural e de convivência, com ampla acessibilidade, que oferece à população salas de estudo e leitura, espaços para reuniões, serviços para portadores de necessidades especiais, catálogo bibliográfico on line, espaço infantil, jardim de leitura. Em meados de fevereiro deve ser concluído a cafeteria e um cineteatro 3D, com 200 lugares.
 Ilhas temáticas, com acervo trocado periodicamente e Acervo técnico 
Acervo em braile e Acervo de músicas
 Espaço para filmes e vídeos e Acesso a internet

A Ludoteca é um espaço específico para crianças de 0 à 10 anos, sendo que menores de 3 anos devem estar acompanhados por um responsável. É uma sala colorida e linda, própria para os pequenos. Neste espaço os computadores não tem acesso à internet e sim jogos adequados.
  Espaço amplo, com mobiliário e brinquedos adequados.
Palco para contações de história e apresentações e estantes móveis.
 
 Higiene e conscientização.

A Biblioteca recebeu em 2011 o Prêmio José Olympio, do Sindicato Nacional de Editores de Livros, destinado aqueles que contribuem para a difusão da leitura. A entrega foi durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro

Quero deixar aqui um agradecimento super especial a todos os funcionários da Biblioteca por terem nos recebido tão bem durante a visita. 
Em especial ao Marcelo do Patrocínio que orientou a visita, aguentou as inúmeras perguntas e contou-nos tudo sobre esse espaço incrível.

Que tal conhecer essa linda Biblioteca??
Biblioteca Parque Manguinhos
Av. Dom Helder Câmara, 1184
Benfica – Rio de Janeiro
CEP 20973-012
Funcionamento de terça a domingo, de 10h às 20h.
Tel: (21) 2334-8915/ 2334-8916/ 2334-8917

Fonte: Todas as informações foram retiradas do site da Biblioteca e de notícias veiculadas na mídia, bem como da visita em si. As fotos foram tiradas durante a estada no local.

6 comentários:

  1. Muito legal o incentivo a leitura ne....

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Monique, estou fascinada por essa biblioteca *-*
    Parece um lugar maravilhoso demais - fiquei super a fim de conhecê-la!!!
    Muito bacana esse post - vou ficar sempre de olho para conhecer novas bibliotecas \o/

    Beijos,
    Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nanie!
      A Biblioteca é incrível, super moderna e aconchegante ao mesmo tempo. Vale muito a pena conhecer.
      Bjkas!

      Excluir
  3. Adorei a iniciativa, excelente ideia.
    Bjs
    Ca
    http://mromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O blog está ótimo, fiquei um tempo sem poder visitar os blogs amigos, mas to voltando.
    bj
    ca

    ResponderExcluir
  5. Oieee Vim para falar do sorteio no meu blog e amei essa postagem.

    Já fiz estágio nessa biblioteca e posso dizer que ela é linda, e o trabalho com a comunidade é ótimo. Espero que ela auxilie na construção de um futuro melhor para os jovens da região!

    ResponderExcluir

myfreecopyright.com registered & protected
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog sem a autorização da autora.