Social Icons

27 de fevereiro de 2012

Resenha #11 - Terra Ardente - Janice Diniz


TERRA ARDENTE: Amor e Ódio onde nem os fortes têm vez

Autor: Janice Diniz
Editora: Multifoco
Data: 2011
Número de páginas: 284 p.
Série: Matarana; 1
ISBN: 9788579616839


SINOPSE
Karen tem má fama na cidade. Envolvida com corridas de cavalo, dívidas que podem levá-la à falência e uma vida afetiva que segue a regra dos três encontros e nunca mais, ela não pode fracassar. No seu encalço, dois fazendeiros ambicionando tomarem-lhe a propriedade. Com a vida em risco e sozinha num lugar hostil, ela tenta sobreviver e cuidar da avó e do filho. Se for preciso, seduzirá o delegado de polícia de Matarana para protegê-la – um caubói da lei que se comporta como um xerife durão do velho-oeste americano. Mas Karen não é a única mulher em apuros. A jornalista Nova Monteiro investiga um latifundiário suspeito de aliciar trabalhadores. Abandonou o sudeste para ficar ao lado do homem que ama desde a infância. Um amor que tem tudo para não se concretizar. O que Nova não sabe, porém, é que, segundo boatos, a chuva de cinzas na estação do estio não é somente das queimadas, mas também dos corpos dos forasteiros que se metem com os poderosos da região. Assim, ela faz duas descobertas: que luta pela causa errada e que o amor verdadeiro é um sentimento bruto que pode nascer do medo.

Matarana, a cidade das aparências, onde nem sempre o mocinho é bom e o vilão, mau. Um faroeste moderno com mulheres fortes, homens destemidos, pistoleiros, matadores de aluguel e paixões devastadoras. A humanidade posta à prova em situações-limite.


COMENTÁRIOS
Hoje tenho o imenso prazer de trazer ao MiMos a primeira resenha de um livro nacional, e mais do que isso, um livro marcante e maravilhoso.

Matarana é uma típica cidade do interior sem muitas perspectivas, apenas uma imensa extensão de Terra Ardente, controlada por grandes latifundiários, onde os ricos são muito ricos e os pobres sobrevivem beirando a miséria financeira e humana.

"O que faz de Matarana um lugar especial? A topografia plana e o clima estável poderiam ser a resposta. No entanto, é insuficiente. (...) Por outro lado, a própria Matarana como subserviente à fome e à riqueza de poder de seus colonizadores não serve como terra natal de ninguém. É a Terra Prometida, sim: porém, para o enriquecimento veloz de uma minoria.” p. 11

É neste cenário perdido no interior do Brasil que a vida de quatro homens e duas mulheres se cruza e entrelaça de maneira intensa e com conseqüências inesperadas. Seis pessoas com qualidades, defeitos, medos e inseguranças como qualquer ser humano, suscetíveis aos erros e acertos da vida.

Karen Lisboa é uma solteira cobiçada, a gostosa da cidade. Forte e corajosa é considerada por alguns como a “vaca louca”, uma mulher perdida; vulgar, cínica, amarga e disponível para quem desejar. Ou nem tanto, já que ela segue certas regras de relacionamento e é a protegida do poderoso Thales Dolejal.

"Apesar disso, ela não se encontrava sexualmente com o fazendeiro por causa de dinheiro; era por sexo mesmo. Era uma mulher adulta e tinha suas necessidades. As mais básicas sabia como resolver. As mais profundas esperavam dias melhores. Talvez 30 de fevereiro." p. 13

Se todas às sextas, após as 23 horas era momento de sexo puro sem enfeites com Dolejal; todo sábado era dia do ‘antídoto’. Três encontros marcados e sexo com homens que ela conhecia no Gringo, o bar da cidade. Sem compromisso e sem comprometimento, sexo como substituto para emoções mais profundas e permanentes.

Por outra perspectiva vemos uma mulher confusa, insegura, cheia de problemas e complexos que se esconde entre suas duas personalidades. Lutando diariamente para criar o filho, manter uma propriedade decadente mas cobiçada pelos poderosos da cidade, Karen busca no Delegado Malverde proteção, mesmo que precise usar de seus encantos femininos para tanto. Porém, ela pode encontrar mais do que esperava ou desejava.

"Alcançava a marca dos 3.5 sem muita avaria, contando com a sorte e a péssima alimentação. Era um poço se estresse e no sangue, excesso de adrenalina. Tentava fazer tudo ao mesmo tempo e o tempo inteiro. Na maior parte das vezes, sentia-se terrivelmente sozinha." p. 115

O amante fixo da Karen, o poderoso Thales Dolejal é um homem frio e obstinado, além de um dos latifundiários que domina Matarana com mãos de ferro. Sua influência na cidade é marcada pelo domínio da polícia e um código de conduta peculiar. É difícil entendê-lo e mais ainda defini-lo como mocinho ou bandido. Uma coisa é certa, ela rouba a cena e desperta sentimentos contraditórios.

"A sombra de um sorriso esboçou-se nos lábios duros. Ele conteve-o. Adestrara as emoções, controlava-as bem de perto. Uma arte que o mantivera vivo no passado. Observou que Karen ajeitara-se para vê-lo, abandonara o jeans e o eterno chapéu e vestira-se de mulher." p.32

A relação conturbada e destrutiva entre Karen e Thales, que já dura mais de dez anos, permeada por amor e ódio, tapas e beijos, insultos e agrados; chega aparentemente ao declínio. Entretanto Dolejal, ao mesmo tempo em que abre mão da amante de forma humilhante, não parece satisfeito.

" –  Está me substituindo? – havia um sorriso irônico e uma vontade de gritar qualquer coisa merda no meio do prado calcinado.
– Por um modelo mais novo, com menos quilômetros rodados... Se é que entende? – arqueou a sobrancelha com cinismo." p.34

Toda cidade precisa de um mocinho de plantão e entra em cena Rodrigo Malverde, delegado boa pinta, carismático e querido; mais um forasteiro que veio para Matarana e decidiu criar raízes. Sério e honesto, Malverde demonstra estar acima dos esquemas orquestrados por Dolejal e o Coronel Marau; mas isso não impede que vez ou outra burle as regras e saia da linha se isso servir os seus propósitos.

Rodrigo Malverde age como um xerife típico do velho oeste americano, tem a aparência de um e por vezes assim se auto-denomina.

"No alto dos 1.90, a aba do Stetson, velho e gasto, puxada para a frente escondia-lhe metade da face. Um rosto bonito e maculo, com um cavanhaque ralo e quase loiro, um castanho dourado que combinava com a pele morena tostada pela agressividade do sol do cerrado.” p. 19

Com uma aparência dessas, aparentemente, usa a viuvez para se manter a salvo do assédio das mulheres da cidade. Gostei muito da ‘bronca’ que Val, a irmã de Rodrigo, lhe passa durante uma conversa:

“– Talvez. Você é a mulher que borda à espera do marido que foi para guerra e, que mesmo sabendo que ele jamais voltará, não arrisca largar o bordado e reconstruir a própria vida. – disse isso tentando tirá-lo do lodo.” p. 62

Mas Malverde sente uma atração intensa por Karen, e só se mantém afastado devido à relação da moça com Dolejal. Afinal ele não é homem de uma noite só, ou mesmo três...
Quando a relação entre Thales e Karen finalmente se encerra é a chance que o delegado esperava para conquistá-la. Resta descobrir se ele vai conseguir e se Karen vai resistir ao péssimo hábito de se desmerecer e auto-sabotar. Temos então o primeiro triângulo que permeia boa parte da trama.

O segundo núcleo da trama é o triângulo amoroso, ou nem tão amoroso assim, integrado por Nova Monteiro, Cristiano Bittencourt e Franco.

A jornalista Nova Monteiro deixou Belo Horizonte e uma carreira promissora e foi para Matarana acompanhar o amigo e grande amor de infância Cristiano Bittencourt. Infelizmente as coisas não correram conforme ela esperava e ansiava.

Já no início da trama percebemos em Nova uma jornalista frustrada em busca do grande furo jornalístico que poderá deslanchar sua carreira no cerrado. Enquanto isso não acontece, ela canta algumas noites no bar no Gringo e se mete em confusões para manter-se ocupada.

–  Deixou para trás uma carreira interessante e, agora, tenta resgatá-la pondo a própria vida em risco. Quer voltar ao mercado em alto estilo. Nada melhor do que uma reportagem de peso, não?” p. 21

Vive uma longa relação de amor platônico com Cris, médico pediatra devotado a profissão e dono do primeiro lugar na eleição dos solteiros mais cobiçados da região. Nova descobre-se apaixonada pelo melhor amigo após uma grande desilusão amorosa, mas apesar de morarem e até dormirem juntos, vivem como irmãos; motivo de raiva e frustração para moça.

“Talvez ela fosse uma desgraçada otimista. Ou apenas mais uma iludida. Acreditar em dias melhores era quase como rezar. O resultado poderia ser nulo, mas a intenção fazia um bem danado.” p. 102

O Dr. Cristiano é um enigma nebuloso em boa parte da trama e quando as nuvens se afastam e temos uma visão melhor do rapaz não posso dizer que ela agrade de todo. Aliás, diria até que fiquei com muita raiva dele. Bonito sim, mas diferente dos outros caubóis do cerrado o almofadinha é egocêntrico, tolo, covarde, frouxo e muito, muito egoísta. Lembrou-me tanto uma pessoa que conheço que só tenho uma frase para ele “quanta coisa perdemos por medo de perder”. Não merece nem mais um pensamento por enquanto.

Quando Nova finalmente abre os olhos e desiste de se arrastar atrás de quem não lhe dá valor enxerga em Franco uma possibilidade de futuro inexplorada.

“Se Franco era bonito? Muito, Nova considerou, uma beleza fresca, selvagem e quase feminina.” p. 168

“Nova respirou fundo. O homem supostamente mau ou, pelo menos, o mais perigoso da região (...)
– Me ensina a não ter mais medo, Franco? – a intenção era o pedido; o tom da voz, de apelo. p. 179

E para arrematar o time de caubóis temos Franco. Faz tudo de Dolejal, pistoleiro, assassino e psicopata; mais conhecido na cidade como o Diabo Loiro mais bonito que já existiu. Um rapaz de 22 anos criado desde sempre largado e a partir dos 12 na sombra de Thales pela fazenda.

A relação de Nova e Franco começa meio sem querer e desenvolve-se muito rápido, como que destinada a acontecer. A química entre ambos é perfeita e as cenas de dar água na boca.

“A verdade era que não podiam se ver, um fio de eletricidade os atraía, conectando-os um ao outro, inexoravelmente. Era uma energia cuja voltagem podia matar humanos normais, mas que para humanos em estado de amor bruto potencializava a paixão, o desejo e a entrega.” p. 217

Para completar meu deleite tem uma personagem secundária que aparece em uma única cena e me fez rir pelo estereótipo. Verônica, que trabalha na biblioteca pública da cidade e passou a tarde preparando o jantar para o delegado gostosão. A pobrezinha viu seus planos irem por água abaixo quando ele chegou com a Karen. Não desanima não fofa, ser bibliotecária não é fácil! No quesito romance já saímos em desvantagem, até na literatura.

Em Terra Ardente descobrimos que entre amor e ódio, devoção e desprezo a linha é tênue e facilmente cruzada, praticamente sem perceber. Um romance intenso, com características dos melhores best-sellers, que tem pegada da primeira a última página como os caubóis deliciosos de Matarana. Ao ler a história ficamos grudados e não dá vontade de largar mais.

A redação é muito bem feita e a narrativa desenvolvida de forma perfeita. Os capítulos são curtos e é fácil acompanhar as cenas de cada personagem.

Ainda que seja uma trilogia o livro em si é independente e a trama não deixa a desejar. É claro que mesmo assim espero os próximos volumes ansiosamente, afinal o livro e a autora já entraram para o rol dos favoritos.

Parabéns Janice pela conquista alcançada e que este seja apenas o primeiro de muitos sucessos que virão em sua vida pessoal e profissional.


Série Matarana
Terra Ardente – lançado em 2011
Céu em Chamas – Previsão Outubro/2012
Fogo no Cerrado – Previsão Outubro/2013

Quer mais informações sobre a série? Gostou do livro e quer adquirir?


15 comentários:

  1. É isso ai amiga mete pau no Cris tb não fui com a cara, com a Nova tb no inicio não me cativou muito, mas se recuperou depois do Diabo Loiro.

    Mas Karen, Rodrigo, Thales e Franco são perfeitos, adorei a personagem feminina criada pela Janice, identifiquei bastante com ela.

    Agora em matéria de personagens masculinos que fazem os olhinhos brilharem Janice também superou as expectativas.

    E sem deixar de falar da narrativa do livro, envolvente, engraçada e sensual na medida certa.

    Adorei a resenha!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tive problemas com a Nova. É apenas uma iludida por um sonho de infância enquanto não encontra a realidade. Mas o Diabo Loiro resolve isso rapidinho. E que realidade!!!

      É uma história que faz os olhinhos brilharem, temperaturas subirem e desejos fluírem! A leitura é tão rápida que quando acabou fiquei pensando 'mas já??, não pode'...

      Excluir
  2. Oi, Monique,

    Eu gosto de ler as resenhas e, em seguida, expor o meu sentimento sobre elas. Aproveitar a emoção de ler algo tão bem escrito e tão bem percebido pelo sue olhar de mulher inteligente. Captou de forma perfeita os vários ângulos do ser humano, que foram distribuídos nos personagens principais. Principalmente, em Cris; talvez o mais real deles. Resumindo: Adorei de coração a resenha! Sinto-me imensamente honrada por Terra Ardente ser a primeira resenha de livro nacional. Confesso que senti um peso danado, é uma responsabilidade considerável, hein! rs Mas valeu a pena.
    Obrigada por apostar na série Matarana!
    Ah, Verônica já foi escalada para Céu em Chamas...rs A aventura da bibliotecária em busca do "amor perdido" continuará...rsrs

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Ah Janice, fiquei emocionada.
    A responsabilidade é minha em resenhar um livro no blog. Demoro horas e sempre fico com o coração na mão esperando a reação.
    O livro é tão bom que superou em muito as expectativas. A construção, a narrativa e redação são perfeitas e qualidade ímpar.
    Vou acompanhar de perto a série, afinal preciso ver de perto o desfecho da colega biblioteária! rsrs

    ResponderExcluir
  4. Oie, Monique!

    Não li ainda esse livro, sem tempo mais com certeza pretendo lê-lo em breve.
    Eu gostei muito da suaresenha.Parabéns!!!


    Beijos e até a próxima visita ;)
    Lu - Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Lulu! Leia o livro sim, como boa apreciadora de romances, você não vai se arrepender.

      Excluir
  5. Uauuuuu querida Monique, fiquei sem palavras para sua belíssima resenha. Quando me deparei com este livro pensei logo de cara naqueles livros de banca (tenho uma certa resistência a eles), então não dei muita importância. A capa não me chamava a atenção, pois também parecia direcionada ao público feminino.
    Mas sua resenha me fez mudar completamente de opinião, você conseguiu recortar os trechos corretos aguçando minha curiosidade. Você é mesmo uma mestra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço os elogios querido, vindo de um resenhista como você são mais valiosos ainda.

      Tenho que admitir algumas semelhanças com os deliciosos romances de banca, mas isso só deixa a leitura ainda melhor. Apesar de agradar muito ao público feminino acredito que não impeça um bom leitor como você de apreciar o livro. Digo mais, gostaria muito de saber sua opinião sobre ele.

      Excluir
  6. Olá, Monique!

    Que trama envolvente em? É o primeiro livro da autora, imagine os próximos, então.
    Mais um pra minha lista! rsrs
    Parabéns, pela ótima resenha.

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari,
      O livro é delicioso, sensual e intenso. Espero que leia e goste tanto quanto eu.

      Excluir
  7. Esse livro parece mesmo ser envolvente, mas mesmo com a resenha não consegui ter vontade de ler, talvez por parecer ter certa semelhança com romances de banca!

    @felliphy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena não fazer seu estilo Felipe, mas quem sabe se der uma chance vai se surpreender.

      Excluir
  8. O livro parece ótimo! Adoro quando os capítulos são curtos, parece que a leitura flui melhor =D

    Beijos, Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanie,
      O livro é muito bom e a leitura super rápida devido a formatação. Recomendo muito.

      Excluir
  9. Ah, como eu sou apaixonada por Terra Ardente *olhinhos brilhando* e com essa resenha, tão bem escrita e citando tantos fatos interessantes me apaixonei novamente!
    Parabéns!
    E parabéns pra Janice, que só faz nos encantar! rs.


    Beijocas na testa e no coração!
    Mi

    ResponderExcluir

myfreecopyright.com registered & protected
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog sem a autorização da autora.