Social Icons

20 de junho de 2012

Resenha #16 - A Caminho da sepultura - Jeaniene Frost


A CAMINHO DA SEPULTURA
Autor: Jeaniene Frost
Título original: Halfway to the grave
Tradutor: Fabiana B. F. Martins
Editora: Novo Século
Data: 2011
Número de páginas: 343 p.
Série: Night huntress; 1
ISBN: 978-85-7679-472-1

SINOPSE
A meia-vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria maldita. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele.

Aos poucos, percebe que ser uma semimorta não é totalmente ruim, mas antes que possa aproveitar seu status de incrível caçadora de demônios, Cat e Bones são perseguidos por um grupo de assassinos. Ela terá que escolher um lado... e Bones está se tornando tão tentador quanto qualquer homem com um coração batendo.

COMENTÁRIOS
A Caminho da sepultura é um livro que relutei um pouco em adquirir. Cada vez que lia uma resenha favorável ficava momentaneamente entusiasmada, mas na sequência vinha o pensamento “comprar mais uma série de vampiros?”. Triste engano... Hoje posso afirmar com absoluta certeza que me arrependo de ter demorado tanto a ler Night Huntress.

Mas cabe um alerta; não pense que esse é mais um romancezinho de vampiros no gênero YA, pelo contrário. É uma história para adultos, muito sensual, com cenas quentes e diálogos apimentados.

"– O que você tem aqui atrás?
Ah, nada fora do normal: só um cadáver sob umas sacolas e um machado
– Algumas sacolas de cerejas do pomar da minha avó – disse enquanto tentava controlar as batidas do meu coração, que estavam tão altas que poderiam deixá-lo surdo
– É mesmo? – falou, cutucando com a lanterna um caroço no plástico – Uma delas está vazando!" p. 12


Esqueçam o que sabem sobre vampiros; deixem os preconceitos de lado e se preparem para uma história de matar – literalmente. O enredo bem construído explora a relação entre Catherine Crawfield (Cat) e Bones.

Cat é uma jovem revoltada, pois sabe que é diferente dos demais. Afinal ser uma mestiça, metade humana e metade vampiro, e ser lembrada constantemente pela mãe que é fruto de uma violência, uma abominação, pode ter esse efeito. Talvez por isso Cat tenha se tornado uma assassina, que desde os seus 16 anos caça vampiros, obtendo muito sucesso. Ou não, talvez estivesse no seu sangue.

Bones, nosso anti-herói, é um verdadeiro mestre vampiro, em todo o esplendor de sua força e poderes. Poderia ser o maior dos vilões e assombrar a cidadezinha de Licking Falls com seu magnetismo. Porém, ironicamente seu trabalho também é caçar vampiros, mas sempre por uma gorda recompensa.

O primeiro encontro dos dois pode ser descrito como explosivo, sem meias palavras e sem rodeios. Ambos vão direto ao ponto: matar. Só que não é tão fácil assim.

"Sua boca envolveu minha garganta A língua circulava, de uma forma deliberada, sentindo minha forte pulsação Minhas costas se arranhavam contra a parede na tentativa de desaparecer entre as rochas, mas o frio e o sólido calcário não me ofereceram escapatória (...) Ele se aconchegava ao meu pescoço como um leão faminto se aconchega em uma gazela" p. 27

A primeira disputa termina quando Bones demonstra superioridade e captura a arrogante Cat. Para se livrar da situação, mesmo que a contragosto, ela aceita se unir ao seu pior inimigo a fim de encontrar seu pai. Claro que em troca ele quer a ajuda dela para uma missão.

“– O que você pode saber sobre o que eu quero?
– Você quer o que toda criança abandonada quer Quer encontrar seu pai Mas não quer uma reunião de família feliz, não, você não Você quer mata-lo” p. 38

Mantendo segredo da família, começam as sessões de treinamento intensivo da Cat; uma constante diária de dor, suor e suplícios... nem sempre físicos.

"Assim que afundei na água, fechei os olhos Tudo doía por causa da corrida Por algum momento, eu apenas sentei, me permitindo relaxar O vapor da água umedeceu a parte de cima dos meus lábios e eu limpei Me assustei quando o roçar dos meus dedos causou um inesperado aperto na minha barriga
(...)
As palavras de Bones tomaram minha mente e eu puxei minha mão como se elas queimassem
– Ah, inferno!" p. 71

Cat tenta equilibrar os treinamentos, a caça aos vampiros, o início da faculdade sua tenebrosa família com seus sentimentos. Só que quanto mais ela se envolve com Bones maior a sua insegurança.

"– Feliz? Essa não é bem a palavra que eu usaria Aliviada! Você poderia usar essa (...) Feliz eu estaria se eu não tivesse esta linhagem Feliz eu estaria se tivesse pais normais e vários amigos, e a única coisa que eu já tivesse matado fosse o tempo Ou se pelo menos uma vez eu tivesse ido à boate apenas para dançar e me divertir, em vez de terminar enfiando uma estaca em alguém que tivesse tentado me matar Isso me faria feliz Isso é apenas♦♦♦ sobrevivência Até a próxima vez" p. 90

Antes que perceba, o que era uma simples caçada torna-se uma busca implacável por um assassino cruel na tentativa de desmantelar um esquema no mínimo perigoso.

Bones é uma atração própria na história; um personagem bem construído, cínico e perverso sim, mas que ainda assim consegue ser amigo, amante, romântico e apaixonado quando se trata da sua gatinha.

"– Você não vai parar até ter tudo de mim, vai? Meu corpo, meu sangue, minha confiança♦♦♦ e mesmo assim quer mais
Ele sabia do que eu falava e sua resposta foi rápida
– O que mais quero é seu coração Mais que tudoVocê está exatamente certa, não vou parar até conseguir" p. 257


Cat e Bones estão cada vez mais próximos e seus diálogos têm uma dinâmica tão convincente que é impossível não se apaixonar. A química entre o casal é totalmente explícita, parece que transcende as páginas do livro; é como se pudéssemos ouvi-los e vê-los.

Toda trama caminha para um desfecho eletrizante, com muitas batalhas sangrentas e disputa por poder. O final em si surpreende ainda mais e deixa uma boa abertura para a sequência: Com um pé na sepultura.

A revisão do livro deixou algumas falhas, mas por outro lado adorei o formato dos pontos finais e reticências (), combinou perfeitamente com o enredo.

Sei que fui passional, o que não é incomum, mas depois de completamente arrebatada pela narrativa da Jeaniene Frost não tinha como ser diferente.

Série Night Huntress
A Caminho da sepultura
Com um pé na sepultura
At Grave's End
Destined for an Early Grave
This Side of the Grave
One Grave at a Time

7 comentários:

  1. Monique,
    Adorei sua resenha!
    Já li o livro e concordo plenamente com sua opinião.
    Estou doida para ler o segundo livro e ver o que está à espera de Cat e Bones.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Querida Monique, não me importo de ler e reler e ler novamente livros sobre vampiros, quero apenas que ser surpreendido por uma boa história e se tiver um lance "hot" qualquer, melhor ainda. Pois é o que parece esta série. Agora estou tentado a adquiri-la também, mas ainda vou esperar o lançamento dela toda, pois por sorte tenho uma infinidade de livros pra ler. O problema é quando a gente lê uma resenha que termina dessa forma: "... depois de completamente arrebatada pela narrativa da Jeaniene Frost...". Uau... são palavras assim que nos faz correr para o cofrinho e juntar os últimos trocados pra comprar um livro. Bela resenha menina!

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada por Cat e Bones! Mais por Bones claro! Acho que ele é um dos meus vampiros homens mais do que preferidos!!E a Jeaniene Frost arrasa!!! Tem resenha dele no IN, não sei se vc leu!! Mas concordo que me surpreendi por essa série.... Uma das séries de vampiros que ocupa lugar em meu coração! Adorei e resenha!!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho preguiça de ler livros de vampiros, porque eles sempre parecem iguais, mas pelo que você falou esse é diferente, mas ai o que me incomoda é a editora que lançou esse livro, haha. Mas esse é um livro que sem dúvida eu quero ler, apesar de achar as capas horríveis.


    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, te falei que vc iria gostar, como vc falou na resenha não é um romancezinho Y.A. e adulto, hot, divertido e empolgante, e Bones é um vampiro de verdade rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Bela resenha,me apaixonei por essa história também!

    Beijos
    Luciana

    ResponderExcluir
  7. Jeaniene é aquela autora que você começa a ler e não consegue parar... isso serve para todos, isso mesmo, TODOS os livros dela. Quanto ao Bones, sou apaixonada por ele, e gosto muito da Cat, ela não tem nada de bobalhona... Recomendadíssimo. Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir

myfreecopyright.com registered & protected
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog sem a autorização da autora.