Social Icons

30 de janeiro de 2013

[Desafio] Desafio Realmente Desafiante (DRD) - 2013



Este ano estou empolgada com os desafios literários. E como aconteceu com o 52 Weeks neste minha inspiração foi o Nanie's World.

A mentora do Desafio Realmente Desafiante (DRD) foi a Clícia Godoy e não é o primeiro ano que ela lança a brincadeira.

É um desafio e tanto, mas acho que com um pouco de esforço e muita disciplina eu consigo chegar lá; afinal tenho um ano inteiro pela frente, certo?

Conversando com a Nanie cheguei a conclusão de que posso atingir a meta final, além de ser uma ótima forma de desafogar a estante repleta de livros não lidos. O objetivo da brincadeira é ler livros comprados ou ganhos até 2012. Se for necessários os livros podem ser emprestados, mas acho que consigo cumprir os itens só com livros que já tenho mesmo.

O DRD tem 18 itens e para concluí-lo basta cumprir no mínimo 12 dos itens com livros diferentes, um para cada item. Já pensei em alguns títulos para cada tópico mas ainda posso incluir outros antes de decidir qual realmente vai valer para finalizar a meta. E já adianto que tem alguns que não vou conseguir cumprir por falta de livro que se encaixe.

Provavelmente vou seguir uma ordem aleatória dos itens, mais de acordo com meu espírito literário do momento. O importante é conseguir terminar o DRD até o final de 2013.

Vou listar os 18 itens propostos pela Clícia e os livros que já pré-selecionei para cada um deles. Aceito sugestões para a decisão final!


1. Ler um livro que você ganhou, não gostou muito e ficou na prateleira.
Não costumo ganhar livros em datas especiais (natal, aniversário...), mas já ganhei muitos livros em promoções que estão parados na estante por um motivo ou outro. Alguns realmente não fazem meu estilo e acabo doando para a biblioteca pública, outros estão esperando sua vez. Entre esses pré-selecionei três: Código Criatura (Helena Gomes), Triângulo Rosa (Jean-Luc Schwartz), Destino (Ally Condie).

2. Ligar para um amigo, ou mandar uma mensagem no face, e pedir uma indicação de livro! Se você não tiver o livro, NÃO VALE COMPRAR, peça emprestado.
Bem essa foi mais complicada já que quero ler, preferencialmente, livros que já tenho. Solicitei ajuda de algumas amigas pelo Facebook e as opções escolhidas são: Bela Maldade (Rebecca James) – sugerido por Vanessa Vieira, O Circo da Noite (Eric Morginsen) e Qual o seu número? (Karyn Bosnak) – sugestões da Nanie Dias.

3. Ler um livro com um doce na capa.
Para uma pessoa adoradora dos doces do mundo foi um espanto perceber que não tenho nenhum livro com ‘doce’ na capa. E agora, José?? Vasculhei mais um pouco a estante e achei um livrinho infantil que ganhei há tempos e parece delicioso, vai ser esse mesmo: O Carro de Sorvete (Julie Bertagna).

4. Ler um livro com um casal apaixonado na capa.
Um item fácil para uma devoradora de romances de banca, já que praticamente todos tem casais na capa, alguns em poses bemmmm apaixonadas, rs. Mas para tentar manter as escolhas em edições de livraria vou selecionar os seguintes livros para cumprir este item: Um amor para recordar (Nicholas Sparks), A Dança das Sombras (Julie Garwood), Longe Demais (Jennifer Echols).

5. Ler um livro que o autor tenha a mesma inicial que a sua.
A Nanie queria que a inicial dela fosse ‘M’ para facilitar, pois bem eu tenho essa sorte, rs. Tenho muitas opções para concluir este item, mas escolhi apenas três: A Rainha da Fofoca (Meg Cabot), Mordida (Meg Cabot), Uma Noite de Amor (Mary Balogh),

6. Peça para alguém olhar na sua estante e escolher um livro há muito esquecido.
Outro item complicado já que ninguém consegue “olhar” realmente minha estante. Já que muitos dos livros que tenho para estão um tanto esquecidos pedi para o Matheus escolher entre os que comprei em 2010 e ainda não li. As sugestões do filhote foram: A Batalha do Apocalipse (Eduardo Spohr), A Mulher do viajante no tempo (Audrey Niffenegger), Formaturas infernais.

7. Ler um livro que é citado em outro livro. (Por exemplo: A Bella em crepúsculo cita "O morro dos Ventos Uivantes".
Cheguei a um item trabalhoso. Tenho e já li O Morro dos Ventos Uivantes, e não sei se é porque foi citado, mas é o único livro que lembro e atenderia esse quesito. Outro de que lembrei foi o Contos de Beadle, o bardo, citado no livro Harry Potter e as Relíquias da morte, mas que também já li. Se tiverem alguma sugestão, eu aceito.

Por enquanto vou ficar com Teatro completo – Comédias (Shakespeare) que tem vários dos seus textos citados em A menina que não sabia ler (John Harding). Algumas das peças eu já li e ainda não decidi se vou reler tudo ou escolher apenas as que aparecem no livro.


8. Ler um livro que foi lançado no ano do seu nascimento. 
Um livro lançado em 1977? Não tenho quase nada de livros antigos, quando mudei para o apartamento me desfiz de todos os livros (choro só em lembrar) porque ‘não tinha espaço’. Olha no que deu, já estou com mais de 1.000 livros e perdi os antigos, e continuo com pouco espaço, ou seja, dar meus livros amados não resolveu nada.
Mas chega de divagar... achei na estante um de 1974 (Tim – Colleen McCollough) e um de 1978 (Segredo de uma promessa – Danielle Steel), mas não serve, então vou pular este.

9. Ler um livro cujo título tenha mais de 5 palavras.
Nossa, tenho mais de 300 livros para ler na estante e quase não consigo fechar este item. Praticamente todos tem títulos pequenos. Forçando um pouquinho selecionei os livros: A Lista de casamento de Becky Bloom(Sophie Kinsella), Todo mundo que vale a pena conhecer (Lauren Weisberg),

 10. Ler um livro que tenha entre 300 e 350 páginas.
Pesquisando os livros para este item percebi que tenho muitos livros imensos, mas poucos se encaixam exatamente entre 300 e 350 páginas. Entre as opções que encontrei selecionei: Marcada para morrer (Julie Garwood) – 325 p., Belezas perigosas (Libba Bray) – 323 p., Mil noites de paixão (Madeline Hunter) – 336 p.

11. Ler um livro nacional.
Tenho muitos livros nacionais para ler, sempre que posso participo dos eventos e compro os livros para estimular, mesmo que não possa ler tão rápido. Então selecionei: Pobre não tem sorte (Leila Rego), Rosa Imortal (Tani Fallabelo), Por fala em disputa (Aline Negosseki) e Fazendo meu filme (Paula Pimenta).

12. Ler um livro que você ganhou de presente de aniversário.
Como comentei no item 1 raramente ganho livros de presente, principalmente de aniversário. Os amigos sempre acham que já tenho muitos livros...
Mas achei um para encaixar aqui, ganhei ano passado da Dani Fuller e ainda não tive tempo para ler. Está na hora de resolver isso então fico com Glimmerglass (Jenna Blaack).

13. Ler um livro com a capa entre bege e marrom.
Mais um livro relativamente fácil de escolher. Fiquei com as seguintes opções de livros que tem capas entre os tons bege e marrom: Esplendor Secreto (Sandra Brown), O Pálido Olho Azul(Louis Bayard) e A sorte de Morgan (Colleen McCullough).

14. Ler um livro de zumbis.
Percebi que não gosto nadinha de Zumbis, já que a dificuldade de encontrar um livro do tema foi grande. Acabei ficando com o único que encontrei, Sangue Quente (Isaac Marion). Espero gostar do livro, ainda mais porque com o lançamento do filme ele está super cotado.

15. Ler um livro com a capa feia. (E explicar por que não gosta da capa!)
Capa feia é raro na minha estante, afinal compro muitos livros apenas por achar a capa bonita. Mas mexendo aqui e ali separei umas opções que não tem a capa exatamente feia, mas que poderiam ser melhores: Desaparecido para sempre (Harlan Coben), Amigas inseparáveis (Érika Splinder) e A Mulher do Senador (Karen Robards).
Entre as três a capa que considero mais pavorosa é a de Amigas inseparáveis, pode ser que combine com a história, mas é definitivamente feia.

16. Re-ler e resenhar um livro que leu há muito tempo e nunca resenhou!
Para fechar este item já fiz minha escolha definitiva, vou reler dois livros que marcaram demais minha jornada literária e gostaria de resenhar: O Reverso da Medalha (Sidney Sheldon) e O Segredo de uma promessa (Danielle Steel).

17. Ler um livro que tenha um personagem com o seu nome ou que tenha o mesmo apelido que você.
Não recordo de nenhum livro em que a personagem se chame Monique. Pelo menos não um livro que eu tenha... Vou deixar o item em aberto até pesquisar melhor os livros da estante, mas neste caso acho que não vou encontrar, nem mesmo entre os romances de banca.
Se lembrarem de algum livro que se encaixe me avisem por favor!

18. Ler um livro com a capa com letras amarelas
Não foi tão complicado quanto imaginei ao ler o tópico, principalmente se quisesse incluir os livros de banca. Selecionei os seguintes livros: Tequila vermelha (Rick Riordam), Abigail (Nora Roberts), Um Homem de Sorte (Nicholas Sparks).

Posso dizer que já foi um desafio elaborar a lista das possíveis leituras, concluir o Desafio Realmente Desafiante vai demandar disciplina. Pensem que todos os livros que citei já tenho na estante e praticamente todos esperando sua vez a muito tempo. Minha maior dificuldade é a compulsão por comprar livros que nem sempre quero ler e assim vão ficando de lado em detrimento de novas compras que ‘preciso’ ler imediatamente.


Agora vou ‘plagiar’ um pouquinho a Nanie adaptando seu texto das considerações:
- Os livros estão com os títulos linkados para minha estante no skoob;
- Não pretendo repetir nenhum livro para concluir o item mesmo quando ele se encaixa em mais de um quesito;
- A única releitura será a do item 16, dois livros neste caso;
- Ainda não escolhi exatamente qual dos títulos vou ler nos itens com mais de uma opção pré-selecionada. Aceito sugestões;
- É fato que não gosto de redigir, portanto com exceção do item 16 não me comprometo a resenhar os outros livros lidos para o DRD;
- Para controle do desafio irei atualizar a lista abaixo e postar a sinopse e algum comentário sobre o livro lido.
1)



4)

5)

6)

7) Teatro completo – Comédias (Shakespeare) - vou considerar completo porque já li algumas peças, mesmo sem ter terminado o livro imenso.

8)

9)

10)

11)

12)

13)

14)


16)

17)


Alguns Blogs que também participam do desafio:



Que tal você participar também?


8 comentários:

  1. Ai, eu não sei se consigo... Mas curti esse desafio! Acho que vou fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim Gabi, não é tão complicado e libera espaço na estante!

      Excluir
  2. Que legal que você também está participando! O do ano do aniversário e dos zumbis eu não vou fazer (Passaros Feridos é de 77).
    Nem acho a capa de amigas Inseparáveis tão horrosa assim. Não é bonita mas... Anyways, o livro é ótimo!

    bjos!

    thaís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís!
      Passaros feridos é ótimo, pena que não tenho. Claro que consigo onde trabalho, quem sabe e uma opção. Fico feliz em saber que Amigas inseparáveis é bom, fiquei com mais vontade de ler. Foi difícil escolher este item, percebi que amo as capas dos meus livros... kkk
      Bjkas!!
      Monique

      Excluir
  3. Fico espantado com estes desafios. Minhas leituras, na maioria das vezes, são lentas. Fico pensando em cada frase, às vezes volto capítulos inteiros. Acho que eu não conseguiria vencer o desafio desafiante e desafiador rs.
    Torço pra você conseguir, viu Monique!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que consegue Rodolfo, fica fácil para commmpletar basta ler um livro por mês. Difícil para mim é me ater a lista e não deixar os livros de lado em detrimento dos lançamentos. Vai ser um teste de disciplina.
      Bjkas!!
      Monique

      Excluir
  4. Monique, é muito bacana ver você participando do desafio também :D
    Como eu fiquei mesmo MUITO feliz de vê-la participando, vou enviar um comentário-testamento e falar de item por item :D

    1) Desses eu só li Destino, que gostei MUITO! Mas além desse, acho que Código Criatura também deve ser muito bacana - já li outros livros da autora e curti bastante.

    2) Olha as minhas indicações ali \o/

    3) Eu já li esse livro e é uma gracinha!

    4) Você nunca leu Um Amor para Recordar?! Poxa, o livro é lindo e você certamente vai ADORAR :D
    Eu tenho A Dança das Sombras aqui em casa, mas ainda não o pude ler...

    5) Eu tenho uma pequena picuinha com a Meg... ainda não li um livro verdadeiramente bom e bem escrito da autora...

    6) A Mulher do Viajante no Tempo é incrível *-* A Batalha do Apocalipse também é muito bacana ^^

    7) Eu deixei lá no seu Facebook algumas outras ideias - mas esse é um item bem complicado mesmo - porque acabamos esquecendo quais livros já foram citados.

    8) Esse eu não consegui achar na minha estante também não...
    Que eu saiba de cabeça assim - são dois os livros que foram lançados em 1977: O Iluminado, do Stephen King, e Pássaros Feridos, de Cooleen McCullough.

    9) É incrível como tem livros com 4 ou 5 palavras, mas com mais do que isso é complicado, né?! hehehe

    10) Esse eu achei até difícil escolher, de tanta opção que tinha.
    Não li nenhum dos livros que você selecionou.

    11) Pobre Não tem Sorte é uma delícia!

    12) Glimmerglass é um livro bem bacana :D

    13) Eu também colocou O Pálido Olho Azul nesse item. O livro parece ser tão bacana, né!? Eu quero muito lê-lo.

    14) O mesmo livro que eu coloquei nesse item :D haahhaha

    15) Ah, eu também normalmente compro o livro por causa das capas bonitas.
    Eu já ia falar que Desaparecido para Sempre não tem uma capa feia, mas essa versão amarela é estranha mesmo ><

    16) Você vai reler dois livros para esse item?! Ah, eu elenquei vários livros para cada item, mas só pretendo ler um >< hahahaha

    17) No momento eu também não estou lembrando de nenhum livro que tenha uma Monique, mas se eu lembrar volto aqui para te contar :D

    18) Tequila Vermelha e Um Homem de Sorte eu já li e adorei *-*

    E lá vamos nós participar do desafio, Monique \o/ Será que conseguiremos dar conta?! Espero que sim ^^


    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ual Nanie, amei seu super comentário, muito obrigada!
      Viu como temos livros em comum? Carro de sorvete lembro que comprei depois de ler sua resenha, me empolguei na hora e depois ficou na estante perdido... Um amor para recordar até já li, mas faz muito tempo, numa veresão da Seleções. Vou tentar reler os dois livros do item 16 porque não sei qual escolher, os dois são especiais para mim.
      Vamos ver o que acontece, começo oficialmente amanhã as leituras do desafio.
      Ah, e ainda quero montar a lista do desafio de A-Z!
      Loucura total, kkk.
      Bjkas!!
      Monique

      Excluir

myfreecopyright.com registered & protected
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog sem a autorização da autora.