Social Icons

15 de outubro de 2011

Resenha #1 - Orgulho e Preconceito - Jane Austen

RAZÃO E SENSIBILIDADE / ORGULHO E PRECONCEITO / PERSUASÃO

Autor: Jane Austen
Título original: Sense and sensibility / Pride and prejudice / Persuasion
Tradutor: Roberto Leal Ferreira
Data: 2010
Número de páginas: 632 p. (Orgulho e Preconceito – p. 237-468)

SINOPSE
O fascínio que os escritos de Jane Austen exercem, mais do que se manter, torna-se maior no curso do tempo. A obra desta aclamada escritora tem sido constantemente adaptada para o teatro, cinema e televisão; nos meios acadêmicos, tem gerado abundantes e fecundos estudos de sua dimensão estética, sociológica e histórica; em vários países, inclusive o Brasil, são-lhe dedicados ativos e entusiasmados fã-clubes; e, na web, há um número assombroso de páginas que remetem a Jane Austen. Esta edição especial reúne Razão e sensibilidade, Orgulho e preconceito e Persuasão – três dos mais apreciados romances desta que é uma das mais lidas e amadas autoras inglesas em todo o mundo.

COMENTÁRIOS
Quem acompanha o blog vai perceber que esta é a primeira resenha que faço. Com a participação no Círculo do Livro veio a vontade, mais do que resenhar, de comentar sobre o que tenho lido. No entanto, como esta edição traz três das principais obras da autora, as resenhas serão separadas e publicadas em três momentos.

De maneira geral a obra de Jane Austen retrata de forma extremamente detalhista o cenário e costumes do século XVIII e XIX. Adicionalmente, é possível perceber nas entrelinhas do texto uma intensa crítica ao contexto social, mas que foi feita com tal sensibilidade que pode passar despercebida aos menos atentos.

Como alguns clássicos, a obra da autora não é de fácil entendimento e um leitor iniciante pode sentir alguma dificuldade em concluir o livro. A narrativa é descritiva e os detalhes mínimos são explorados abundantemente. No entanto, os persistentes terão o prazer de desfrutar de um livro intenso e de qualidade incontestável.


ORGULHO E PRECONCEITO
Foi publicado originalmente em 1813, antes de a autora completar 21 anos, e desde a sua publicação é considerado um clássico. A obra retrata a burguesia da época e a interação desta com as classes mais baixas por meio da relação dos protagonistas principais Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy.

A família Bennet é composta por cinco moças jovens e parte da trama gira em torno das artimanhas da Srª. Bennet para conseguir um bom casamento para suas filhas enquanto o Sr. Bennet demonstra uma indiferença gritante para com elas. Kitty e Lydia são avoadas e muito desmioladas, vivem correndo atrás de pretendentes; Mary é considerada a estudiosa da família e por isso mesmo ‘sem graça’; Jane é a beleza da região, exaltada por todos e muito meiga. E Lizzy não é uma garota comum para os padrões da época, é muito mais despachada, comunicativa e voluntariosa. Mesmo assim, mantém o decoro e diferente das irmãs não se preocupa com o casamento.

É nesse contexto que chega à Hertfordshire o Sr. Bingley e o Sr. Darcy, ambos jovens burgueses, considerados excelentes pretendentes, afinal

"É verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico precisa de esposa." p. 237


Toda a comunidade se mobiliza para receber bem os novos integrantes, mas rapidamente excluí o Sr. Darcy, considerando-o extremamente orgulhoso e antipático.
Desde o primeiro encontro, Lizzy e Darcy tem uma relação conturbada, marcada por preconceitos, desconfiança e excesso de arrogância – no meu entendimento de ambas as partes.

A narrativa se desenrola entre encontros e desencontros, além de conflitos causados por familiares e amigos de ambas as partes. No decorrer da trama os sentimentos dos dois começam a mudar, mas ainda há um longo caminho a percorrer antes de um desfecho.

“Não sei determinar a hora, o lugar ou o olhar, ou as palavras que lançaram os fundamentos. Faz muito tempo. Já estava no meio quando percebi que tinha começado.” p. 463

Os personagens secundários são muitos e a maioria identificada apenas por seus sobrenomes. Merece destaque especial a relação de Jane e Sr. Bingley, que se desenvolve paralela a história principal e tem muita influência nos acontecimentos.

É neste contexto social, cercado por amor e ódio que podemos perceber o quanto uma primeira impressão pode ser errônea, mesmo que motivada por atitudes e sentimentos.


CURIOSIDADES
- Orgulho e Preconceito é uma história considerada de domínio público, portanto pode ser encontrada impressa por editoras diferentes e para download no Portal Domínio Público, em inglês.

- A autora concluiu a obra em 1797 com o título de First Impressions e quando seu pai tentou publicá-la foi recusada pelo editor.

- A obra foi adaptada para televisão, teatro e cinema muitas vezes ao longo dos anos, sendo que as últimas produções são de 1995 e 2005.

A minissérie produzida pela BBC (1995) traz Colin Firth e Jennifer Ehle nos papéis principais. Com quase 6 horas de duração, está dividida em seis episódios.
A adaptação é extremamente fiel ao original em seus diálogos e descrições, inclusive na ambientação e vestuário.


 
 
A última produção para o cinema (2005) foi dirigida por Joe Wright e indicada a quatro Oscar, três BAFTA e dois Globo de Ouro. Os protagonistas foram interpretados por Matthew Macfadyen e Keira Knightley. Com pouco mais de 2 horas de duração mostra uma adaptação mais livre, com personagens suprimidos e cortes significativos em relação ao original.
 

8 comentários:

  1. Nunca li 1 livro sequer da Jane Austen, eu esqueci de ler pro Círculo do Livro :x
    Sua primeira resenha foi boa Monique, você expressou sua opinião e tudo mais, espero resenha de mais outros livros, e até do meu.

    Lipe Ralf
    http://meus-erros.blogspot.com/
    http://desabafos-literarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Uau! Adorei essa resenha =D Você nasceu para fazê-las ^^
    Conseguiu traduzir grande parte do livro de maneira bem fiel!
    Esse livro, embora tenha um começo um pouco mais enrolado e enjoado de ler, é uma história muito gostosa!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada queridos, fico muito feliz por terem gostado.

    Lipe, vou tentar resenhar mais e claro que o seu livro entre na lista de desejos!

    Nanie, o livro é mais denso que os atuais, mas a história transcende o tempo e poderia ser a realidade de qualquer um... gosto muito de Jane Austen por suas caracteristicas.

    Bjkas!
    Monique

    ResponderExcluir
  4. Que demais q tá tudo aqui ;)

    E já falei né o q achei da resenha.... fiquei com invejinha.. pois você desenvolve exatamente como uma resenha deve ser... e ainda falando sobre um clássico assim ~ q eu preciso ler urgente.

    Adorei..

    bjss

    ResponderExcluir
  5. Olá Monique!

    Que belo post!E deu o ponta pé incial com livros maravilhosos.Espero que faça muitos de hoje em diante.

    Beijos
    Não deixe de visitar o Blog Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  6. Amiga amei a resenha nossa não tinha visto, pra mim Orgulho e Preconceito é o melhor livro de Jane Austen.
    Muito legal ficou aquela parte de curiosidades, e em relação ao livro vc o descreveu magnificamente bem.
    Parabéns, se eu tivesse tempo até leria o livro de novo pois me deu uma saudade.

    ResponderExcluir
  7. Eu AMO 'Orgulho e Preconceito'... maravilhoso... li há um bom tempo... nem tinha o blog ainda... já assisti o filme com a Keira e a minisérie com o TDB do Colin Firth como Mr. Darcy... perfeito!

    ResponderExcluir
  8. Você escolheu um livro clássico de uma autora de peso. Não poderia encontrar outro mais adequado para uma primeira resenha.
    Não há o que dizer sobre os seus comentários. Você falou sobre o período, analisou o texto em si..e devo dizer que chego a ter 'inveja' por não ter o cabedal necessário para fazer algo assim.
    De tudo parabéns pela sua nova empreitada: fazer resenhas. Ao menos alguém parece saber sobre o que está falando nesse meio tão despreparado.

    Bjs,
    Ana Luisa
    @annielus

    ResponderExcluir

myfreecopyright.com registered & protected
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog sem a autorização da autora.