Social Icons

26 de novembro de 2011

Resenha #5 - Diário de uma paixão - Nicholas Sparks

DIÁRIO DE UMA PAIXÃO

Autor: Nicholas Sparks
Título original: The notebook
Tradutor: Renato Marques de Oliveira
Editora: Novo Conceito
Data: 2010
Número de páginas: 242 p.
ISBN: 978-85-63219-20-6

SINOPSE
"Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou." Noah Calhoun

Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida. O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto que raramente é encontrado na literatura atual, o "Diário de uma Paixão" de Nicholas Sparks, o consagra como um contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém.

COMENTÁRIOS
Falar sobre as obras de Nicholas Sparks é sempre um prazer. Sou fascinada por seus trabalhos há muito tempo, desde quando era quase impossível encontrar um livro nacional.
Narrado em terceira pessoa, o Diário de uma paixão retrata a história de um grande amor e mais, uma história de vida, compreensão e compaixão.
Diariamente o morador de uma casa de repouso lê para outra interna uma história escrita em um diário.
“Oitenta anos, penso às vezes, e embora tenha aceitado minha idade, ainda me surpreendo com o fato de que nunca mais consegui sentir-me aquecido desde que George Bush era presidente.” p. 1

“Agora estou pronto. Já coloquei os óculos, e tiro do bolso uma lupa. Coloco-a sobre a mesa por um instante, enquanto abro o diário. (...) Então, mais uma vez, assim como faço todos os dias, começo a ler em voz alta o diário, para que ela possa ouvir, na esperança de que o milagre que acabou dominando a minha vida possa levar a melhor de novo. E talvez, apenas talvez, isso aconteça.” p. 4-5


Os protagonistas dessa história são Allisson Nelson e Noah Calhoun, dois jovens que se apaixonam perdidamente durante uma temporada de verão.
Allie é faz parte de uma família próspera e influente que vai passar as férias no litoral; Noah é morador local, um pouco mais velho que a moça, de origem humilde e trabalhador. Enquanto passam os dias juntos o sentimento se aprofunda, os dois dividem inclusive o amor pelas artes, ela pinta e ele ama poesia.
“Ele folheava livros velhos, páginas marcadas com os cantos dobrados, livros que ele já tinha lido centenas de vezes. Ele lia um pouco, depois parava e os dois conversavam.” p. 33

Previsivelmente o rapaz não era bem quisto pela família da moça, que acaba por separá-los quando a temporada acaba. Durante os dois anos seguintes Noah escreve para Allie lindas cartas de amor, uma por mês. No entanto a moça nunca respondeu.
“Quando ela partiu, três semanas mais tarde, levou consigo um pedaço dele e o resto do verão. Através de olhos que na noite anterior sequer tinham dormido, ela a viu abandonar a cidade, durante uma manhã chuvosa, depois foi para casa e fez a mala.” p. 14

Vários anos se passam sem que eles tenham contato, o ano é 1946 e Allie está de casamento marcado, com um promissor advogado. É então que ela recebe uma notícia inesperada que pode trazer o passado a tona e mudar as linhas do destino.
“- Que droga, murmurou, - o que estou fazendo aqui? Eu não devia estar aqui. (...)
Abriu o caderninho e folheou-o até encontrar um recorte de jornal dobrado. Depois de retirar lentamente o papel, quase com reverência, com cuidado para não rasgá-lo, desdobrou-o e por alguns momentos ficou olhando fixamente para ele. ‘É este aqui o motivo’, ela disse por fim, para si mesma. ‘É disto aqui se trata’.” p. 21

Extremamente romântico e emocionante, o texto transpira todo o encanto já familiar nas obras de Nicholas Sparks, sem deixar de fora o lado humano, real e até mesmo trágico da vida real. É impossível resistir!

CURIOSIDADES
- A obra da Novo Conceito traz em seu final Perguntas para discussão, a biografia do autor e opiniões de leitores e imprensa sobre o livro.

- Diário de uma paixão é o terceiro livro escrito pelo autor, segundo a ser publicado e sua primeira edição foi pela Warner Books em 1996.

- Com mais de 12 milhões de cópias vendidas, o livro que emocionou as pessoas ao redor do mundo, foi traduzido para mais de 20 línguas.

- A obra foi adaptada para o cinema em 2004.
 
Os protagonistas foram interpretados por diferentes atores conforme o momento da narrativa. Ryan Gosling e Rachel McAdams atuaram como os jovens Noah e Allie, enquanto que James Garner e Gena Rowlands tiveram uma participação brilhante como o casal já idoso.

A adaptação não é totalmente fiel ao original em seus diálogos e descrições. Traz inclusive modificações nos nomes de personagens e até mesmo no final.

Tive a oportunidade de participar de uma sessão de autógrafos com o autor em 2010. Foi divertido e muito emocionante perceber o quanto ele é querido pelo público. Claro que levei meus livrinhos para serem autografados.
 

7 comentários:

  1. nossa vc foi em 2010?? Pensei q seria muita confusão para pensar em ir eeheehehe

    assisti ao filme e me apaixonei e fui atrás do livro q era antes O Caderno de Noah e mantive minha intensidade sobre a história....
    não lembro direito agora.. faz 7 anos já ehehehe mas dos q li até agora.. foi de fato o mais marcante e interessante.. apesar das tragédias rs

    ResponderExcluir
  2. Fui sim Dani. AS sessões de autógrafos por aqui são bem tranquilas até. Cheguei cedo, tinha senha vip e fiquei nas primeiras cadeiras... rs. Pena que ele só autografava um livro por pessoa. Tem a cobertura do evento no blog (http://mimosliterarios.blogspot.com/2010/12/nicholas-sparks-eu-fui.html)
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  3. Toda vez que leio algo dele, sou um poço de lágrimas, rs. Mas, ele é um bom autor, pois consegue envolver todos nós com sentimentos e sensações!
    Que bom que você teve essa oportunidade em 2010.
    Espero que ele venha na bienal de SP em 2012.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, Monique!
    Adorei a sua resenha!!
    Ainda não li este livro do Nicholas, o que li pela primeira vez que foi Um amor pra Recordar foi bem decepcionante e não curti muito. Espero ter uma opinião diferente nos demais livros dele rs.
    BJos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Monique!
    Nicholas Sparks é um dos meus escritores favoritos. Fiquei sem reação quando ele me respondeu uma vez no twitter, rs.
    Chorei muito ao ler "Diário de uma paixão".
    Beijos!

    Biih
    http://hellostar.org

    ResponderExcluir
  6. Em uma das minhas resenhas de um livro do Nicholas (não lembro em qual agora...rs) eu disse que Sparks é apaixonantemente cruel. Não tem como não se apaixonar por ele, assim como não tem como não sofrer com a crueldade e realidade que ele coloca em suas páginas.
    Eu já tinha assistido o filme quando li o livro, e mesmo sabendo alguns detalhes da história (não todos já que sempre mudam alguma coisa nos filmes...rs) foi impossivel não me emocionar com o livro.... Lindo, lindo, lindo s2

    ResponderExcluir
  7. Sou louca pra ler esse livro... Faz muito muito tempo que vi o filme... nem lembro da história.

    A resenha tá ótima.

    Beijosss.... =]

    ResponderExcluir

myfreecopyright.com registered & protected
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog sem a autorização da autora.