Social Icons

20 de abril de 2012

Resenha Premiada #14 - Romeu e Julieta - William Shakespeare


Romeu e Julieta

Autor: William Shakespeare
Título original: Romeo and Juliet
Tradutor: F. Carlos de Almeida Cunha Medeiros e Oscar Mendes
Editora: Martin Claret
Data: 2012
Número de páginas: 160 p.
Coleção: A Obra-prima de cada autor; 93
ISBN: 9788572325271

SINOPSE
Após violento embate, finalmente uma trégua se impôs entre os Montecchio e os Capuleto, duas famílias inimigas cujo rancor persistia há diversas gerações. No entanto, um amor proibido entre os jovens Romeu, um Montecchio, e Julieta, uma Capuleto, viria a abrir uma nova disjuntiva na história dessas famílias. Seria possível a concretização desse amor? Seria ele o responsável por estabelecer a paz entre as famílias?

COMENTÁRIOS
Antes de iniciar os comentários, julgo pertinente esclarecer que a edição da Martin Claret apresenta a história como peça de teatro mesmo, o que para alguns pode dificultar a leitura para mim torna mais fiel o texto e até mais fácil a sua compreensão. Tenho outras versões da obra e nem todas são tão gostosas de ler.

Romeu e Julieta é um clássico e como tal considero difícil de ser resenhado. São tantas adaptações ao longo dos anos, que custa crer que alguém nunca viu um livro, filme ou mesmo desenho sobre a peça.

A peça, uma tragédia que apresenta alguns elementos dramáticos, passa-se em Verona, Itália e os personagens centrais são os jovens Romeu e Julieta. Filhos de famílias rivais, eles se apaixonam perdidamente desde o momento em que se veem em um baile de máscaras na casa da família da moça, os Capuletos.

“JULIETA
Meu único amor nascido de meu único ódio! Cedo demais o vi, sem conhecê-lo, e tarde demais o conheci! Prodigioso é para mim o nascimento do amor para que deva amar meu inimigo abominado!” p. 62

“ROMEU
Com as leves asas do amor, transpus estes muros porque os limites de pedras não servem de empecilho para o amor. E o que o amor pode fazer, o amor ousa tentar. Assim teus parentes não me são obstáculos.” p. 67


As duas famílias vivem em conflito há bastante tempo e quando a situação piora drasticamente surge à interferência do Estado na pessoa do Príncipe de Verona. Neste contexto percebe-se certa influência política na trama shakespeariana, o que só agrava a posição de Romeu e o afasta de Julieta.

Pressionados pela família, e pelas circunstâncias, Romeu e Julieta decidem casar-se em segredo. Decisão tomada, a ajuda dos amigos e particularmente de Frei Lourenço é fundamental para o sucesso do plano. O amor prova ser tão arrebatador que é capaz de convencer até mesmo aqueles que não deviam ser convencidos...

Infelizmente nem tudo ocorre conforme o esperado e a sequência de fatos que culminam no desfecho final é o que torna a história tão especial para mim.

“JULIETA
Então, janela, deixa entrar o dia, deixa sair a vida!” p. 111

Há quem diga que o amor de Romeu e Julieta só se tornou tão célebre por ter sido tão puro, intenso e não ter tido oportunidade de se concretizar. Prefiro continuar romantizando a história e parafrasear Vinícius Que não seja imortal, posto que é chama. Mas que seja infinito enquanto dure.”

E se você gosta de romances, clássicos ou quer apenas apreciar um bom livro, não deixe de aproveitar a promoção! Dessa vez vou utilizar o Rafflecopter, já que facilita muito o controle dos participantes e transparência no sorteio.
a Rafflecopter giveaway


A promoção válida de 20/04 até 19/05. 
Resultado: 20/05/12. 

OBS.:
# Serão verificadas se todas as regras foram cumpridas;
# Para participar, é necessário ser residente ou ter endereço de entrega no Brasil;
# O sorteado terá 72h para responder o e-mail ou será feito um novo sorteio;
# O envio do prêmio será em até 20 dias.
Boa sorte!!


12 comentários:

  1. Sempre gostei da história de Romeu & Julieta.
    Achei essa capa linda e um pouco engraçada.
    já li alguns livros diferentes da história de Romeu & julieta, mas não sei se são os 'verdadeiros'.
    adorei a resenha.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Bem legal sua resenha, Já li varias versões. Mas nada supera William Shakespeare. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que li as 2 versões e até então haviam havia sido o único livro de WS q eu tinha lido........ mas semana passada eu tb li Hamlet.. e tb em forma de peça... é complicado de ler.. pela falta de costume... só q é tão rico =) e tb qdo lembramos que possui mais de 400 anos dá um gostinho a mais para apreciar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que leitura de peça é mais lenta, pela falta de costume mesmo, mas é tao empolgante também. Faz muito tempo que li Hamlet, mas lembro que gostei. Tenho um pézinho na tragédia mesmo... kkk.
      Bjkas!

      Excluir
  4. Já li duas versões de Romeu e Julieta e não consigo amar ou entender esse casal. Gostei da resenha... Amo clássicos... Mas não esse tipo... E isso não tem nada a ver com Shakespeare porque amo Hamlet... A história em si não curto mesmo, não me desce. Prefiro clássicos do estilo Jane Austen e Irmãs Bronte! Por conta disso vou deixar o sorteio para quem curta de verdade Romeu e Julieta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem autores que são assim não é, ou a gente ama ou odeia. E as vezes acontece com alguns livros mesmo. Eu gosto de Shakespeare, mas nem se compara ao tanto que adoro Jane Austen por exemplo; muito mais romântica!
      Bjkas!

      Excluir
  5. Concordo com você, a leitura como peça teatral é bem mais interessante do que como narrativa, nunca achei Shakespeare romântico, acho que ele satirizou bastante o amor, praticamente as obras do autor são bastantes irônicas, críticas sociais e românticas, e acho que o título de uma das primeiras obras do autor, se não me engano, a Comédia de Erros simplifica quaisquer obras do autor.
    Mas gosto do autor por essa ironia e não pelo romantismo, acho quem gosta de romantismo uma das melhores autores é Jane Austen.

    ResponderExcluir
  6. Já li está grande obra, de outra editora e edição mais também era no formato de teatro e gostei muito, quando eu o li eu percebi o porque desta história de amor ter sido este grande sucesso.

    ResponderExcluir
  7. gosto muito desse romance apesar do final trágico! espero poder ganhá-lo!

    ResponderExcluir
  8. Já li a obra, só que em ebook. Quero muito ter um exemplar pra chamar de meu *----------* É uma das histórias mais lindas já escritas, o que mais dizer? Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  9. Romeu & Julieta é uma história mais que conhecida, mas nenhum livro se torna um clássico por acaso, sepre vale a pena ler com muita atenção. Além do mais os livros da Martin Claret são lindos demais, eu queria muito ter esse livro na minha estante.

    ResponderExcluir
  10. Ahh, tão lindo *-* Já disse que amo essa história? É clássica, é linda, é eterna! Me deu vontade de ler. E que vontade! *-*

    ResponderExcluir

myfreecopyright.com registered & protected
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog sem a autorização da autora.